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EQUITAÇÃO LÚDICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A modalidade consiste na interação da criança com o cavalo e proporciona nada menos que 1800 estímulos cerebrais, favorecendo o aprimoramento cognitivo. O deslocamento tridimensional do animal exige que o corpo da criança realize movimentos automáticos de adaptação, exercitando uma extensa gama de habilidades, principalmente entre 2 e 8 anos de idade, quando o cérebro está em pleno desenvolvimento. A equitação lúdica emprega uma série de recursos, como brinquedos e jogos educativos, tendo o cavalo como referencial. "Ao alimentá-lo, por exemplo, o pequeno percebe que o bicho tem necessidades essenciais semelhantes às dele. Ao tocar, brincar e conduzir um ser maior e mais forte, experimenta uma sensação de poder, o que contribui com sua autoestima", afirma a fisioterapeuta Letícia Junqueira, que atua no Jockey Club de São Paulo, em um espaço que leva seu nome.

Segundo Piaget (1976), a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. A Equitação Lúdica vem para auxiliar na formação desta base sólida e fértil ao crescimento da criança, propiciando um momento de lazer extremamente estimulante e propulsor do desenvolvimento global.

 Assim, a equitação Lúdica é um programa de atividades direcionadas às crianças na fase em que o desenvolvimento do cérebro é intenso devido à plasticidade cerebral imensa, favorecendo o aprendizado de qualquer habilidade. Além disso, a possibilidade de tocar, brincar, alimentar e conduzir o cavalo contribui para o desenvolvimento da auto−estima e segurança da criança. Tais atividades são desenvolvidas ao ar livre, mais precisamente no meio eqüestre (instalações de centros hípico), em íntimo contato com a natureza, representando ainda uma possibilidade de se trabalhar disciplina, responsabilidade e respeito pelos animais.

Seu principal objetivo: estimular o desenvolvimento psicomotor das mesmas através de atividades lúdicas e educativas, fazendo com que as crianças brinquem com o cavalo, sendo estimuladas com brinquedos, visando o enriquecimento de seu desenvolvimento bio-psico-social.

Os recursos necessários que dispõe o cavaleiro para dominar seu cavalo são: com as pernas que conseguimos o “movimento”, aspecto básico da equitação, esta pressão deve ser exercida através de breves contatos intermitentes de ambas as pernas, aumentando sua eficiência; as mãos corretamente colocadas às rédeas têm diferentes funções: a de apoiar o cavalo, a de dirigir (conduzir) e a de regular o movimento. A condução é exercida através dos “efeitos de rédeas”, ou seja, a combinação de pressão em uma ou outra rédea (esquerdo-direito) para produzir as mudanças de direção; a voz do cavaleiro mandando beijos ou até mesmo produzindo estalos de língua, pode transmitir coragem, confiança, carinho, comandos de aumentar ou reduzir a velocidade do passo. Isto não quer dizer que o cavalo entende o que se fala, mas sim como se fala, a entonação de voz, que usada sempre da mesma forma para se obter os mesmos resultados pode produzir surpreendentes ações, através do “reflexo condicionado”. Combinado com a voz se pode utilizar ainda o “afago” das mãos contra o pescoço do eqüino, indicando um agradecimento por um trabalho bem executado.

São estes alguns dos recursos que dispõe o cavaleiro para dominar seu cavalo, seja impulsionando, retendo ou limitando seus movimentos, proporcionando o controle necessário em qualquer atividade eqüestre.

Veja, a seguir, a entrevista com a especialista Letícia Junqueira e conheça outras benesses da equitação lúdica.

Que habilidades o esporte ajuda a desenvolver nas crianças?
- Concentração, pois, durante a prática da equitação lúdica, a criança aprende que é necessário se manter concentrada para guiar o cavalo sem se desequilibrar.
- Coordenação motora, porque o pequeno realiza atividades de lateralidade, aprendendo os movimentos de direita e esquerda.
- Disciplina, quando ensinamos que a criança deve ter determinadas atitudes com o cavalo, com o objetivo de manter a intensidade correta dos movimentos, para não ser dominada pelo animal.
- Identificação social, porque, por meio do corpo do cavalo, a criança começa a identificar as partes de seu próprio corpo.
- Com a equitação lúdica, a criança aprende noções de espaço, como frente, trás, esquerda, direita, em cima e embaixo.
- Ao escovar, encilhar e alimentar o cavalo, noções de higiene, alimentação e vestuário também são adquiridas.
- Autoestima e autoconfiança são desenvolvidas à medida que o pequeno consegue montar e guiar um animal maior e mais forte que ele, sentindo-se motivado.
- Formação de caráter, pois a relação da criança com o cavalo é honesta, um depende do outro. Se ela trapacear, o cavalo não vai seguir suas ordens. Com isso, é trabalhada a boa índole.

Qual a idade ideal para iniciar a prática da equitação?
O ideal é iniciar a equitação lúdica a partir dos 2 anos de idade, pois nessa fase o desenvolvimento do cérebro é intenso e a criança irá receber diversos estímulos, aprimorando seu processo evolutivo, habilidades motoras e psicológicas.