sábado, 21 de março de 2015

ABVAQ REÚNE ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS E PARQUES

No último dia 19 de março de 2015, na cidade de Gravatá, Pernambuco, a Associação Brasileira de Vaquejada - ABVAQ reuniu as associações estaduais e regionais de vaquejada para discutir os novos rumos a serem tomados na vaquejada brasileira.
Durante o encontro, o presidente Marcos Lima explanou sobre vários temas, que foram discutidos e aprovados pelos presentes.
Dentre os temas estão:

ADESÃO DAS ASSOCIAÇÕES A ABVAQ
As associações assinarão um termo de adesão junto à ABVAQ. A partir daí, a associação passa a exercer o papel de representante da ABVAQ no seu Estado ou Região, comprometendo-se a implantar e fazer cumprir todas as determinações e regulamentos da ABVAQ. Assim, a ABVAQ estará presente em cada estado através da associação.
Com isso, as competições promovidas por essas entidades também utilizarão o regulamento da ABVAQ, assegurando com que a vaquejada legal, onde não haja maus tratos aos animais, seja efetivamente cumprido.
Com esse instrumento é dada a partida para a implantação de um sistema confederativo de vaquejada, tendo a ABVAQ como órgão maior (confederação) e as associações locais como representantes regionais (federações).

FILIAÇÃO DOS COMPETIDORES ATRAVÉS DAS ASSOCIAÇÕES REGIONAIS
A partir de 2016 os competidores serão filiados à ABVAQ através das associações regionais. Assim, ao pagarem sua adesão anual junto à associação regional, esta repassara um valor estipulado à ABVAQ, fazendo com que aquele competidor automaticamente entre nos quadros da ABVAQ, e assim, possa participar das diversas provas e do RANKING NACIONAL DA VAQUEJADA. 

CRIAÇÃO DO CADASTRO ÚNICOS DE COMPETIDORES 
Com a adesão das associações e a filiação automática dos competidores será criado o cadastro nacional de vaqueiros, de forma a se criar um banco de dados eficiente, com um RANKING NACIONAL, bem como evitar que competidores corram em classes/categorias que não preencham os requisitos necessarios.

IMPLANTAÇÃO DOS COMITÊS DE TRABALHO
Atualmente já encontra-se implantado um Comitê de Trabalho na ABVAQ, a saber: o Comitê Técnico, responsável pela elaboração do novo regulamento, dentre outros avanços técnicos obtidos na vaquejada moderna.
Além desse, a ABVAQ quer ainda implantar outros 4 Comitês:
o Comitê político jurídico: responsável pelo acompanhamento das questões jurídicas, judiciais, políticas e legislativas no que toca a vaquejada;
Comitê de ética e disciplina: responsável pelo controle, fiscalização e julgamento de competidores, profissionais, entidades e promotores de eventos, no sentido de garantir as boas praticas, a ética, a boa conduta desportiva e o regulamento.
Comitê de esportes e inovação: responsável pelo estudo de novas praticas esportivas, no sentido de modernizar cada vez mais a vaquejada legal, como: a utilização de cauda artificial e outras ferramentas tecnológicas que assegurem o desenvolvimento do esporte.
Comitê Veterinario: responsável pela fiscalização e realização de estudos que auxiliarão na promoção do bem estar animal nas vaquejadas

 Entre as Associações estavam presentes os representantes dos seguintes Estados: Alagoas (ALQM); Ceará (ACEVAQ/Parque Novilha de Prata); Paraíba (Portal Vaquejada/FEVAPB); Pernambuco (CAMPEV/ACQMPE/Parque Acauã); Rio Grande do Norte (ANQM/NQMV/ASSOVAP/ASSOVARN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário